Tô passando para vocês sobre este ANTIGO projeto. - Reyesvalenciennes |
Foi criada em 1952, Alemão Arno Peters e publicada pela primeira vez em 1973. Possui uma visão eurocêntrica do mundo, porém revela um destaque relativo aos países de baixa latitude, opondo-se a Mercator. A projeção de Peters desmistifica o exagero do espaço ocupado no mapa pelos países ricos, tentando aproximar, da realidade, o espaço ocupado por cada país. Apesar de preservar as áreas dos continentes, Peters não mantém as formas dos continentes, direções e ângulos.
-Mapas de relevo ou hipsométricos - em que as diferenças de altitude são sempre expressas pelo verde, para indicar as baixas altitudes; pelo amarelo e alaranjado, para médias altitudes e pelo marrom e avermelhado , no caso de altitudes maiores.
- Mapas oceânicos ou batimétricos - onde se denotam as diferentes profundidades oceânicas, pelas tonalidades do azul claro, para representar as pequenas profundidades, e vários tons de azul, até o mais escuro, para as maiores profundidades.
Quanto à representação do relevo através das curvas de nível, pode-se dizer que essa técnica consiste na forma mais comum de indicar as elevações do terreno. As curvas de nível são linhas que ligam pontos ou cotas de igual altitude em intervalos iguais.
As características gerais das curvas de nível são:
- As curvas revelam a altitude e a forma de relevo;
- A equidistância entre as curvas pode ser, de acordo com o caso, de 10, 20, 50 ou 100m;
- Quando o relevo é muito abrupto, as curvas de nível aparecem no mapa muito próximas uma das outras, ocorrendo o inverso quando o relevo é suave.
As hachuras são pequenos traços, de grossura e afastamento variável , desenhados para exprimir maior indicação do terreno. As hachuras são desenhadas entre as curvas de nível e perpendicularmente a elas. Assim sendo, os mapas que representam relevos de maior declinidade ou inclinação são bastante escurecidos, enquanto que aqueles que representam menor inclinação do terreno se apresentam mais claros. O sombreamento, por sua vez, é o sistema baseado na gradação de cores, onde as tonalidades tendem a um escurecimento crescente. Na representação do relevo, as partes mais elevadas e mais abruptas aparecem mais escuras.
A Aerofotogrametria e o Rastreamento Sensorial são métodos modernos que permitem até mesmo o reconhecimento do subsolo, utilizando-se de fotografias aéreas e satélites espaciais.