Leia Mais

➤ Quando lideranças indígenas apoiaram posicionamento de Ricardo Salles

Indígenas confirmaram que garimpeiros que invadiram território Xipaya , no Pará, foram liberados. O Ministério da Justiça afirmou que os tripulantes da balsa foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal. A embarcação em que estavam os garimpeiros foi encontrada na zona rural de Altamira. No domingo a Polícia Federal informou que os garimpeiros  não chegaram a ser presos porque a região é de difícil acesso.
 

Ricardo Salles, alfinetando Amanda Klein. Leia abaixo. 👇


Bom,  na semana passada, num debate que nós tivemos aqui sobre a questão indígena a nossa colega Amanda Klein disse que eu estava falando em nome dos indígenas sem nenhuma representativa que eles não pensam do jeito que eu falei. Perguntei quais eram as entidades que ela dizia que representava. Não citou nenhuma. Coincidentemente saiu aqui um manifesto que eu gostaria de ler , de 14 lideranças indígenas que parece até uma resposta a uma colocação do que foi trazido pela Amanda na semana passada. Eu gostaria de fazer aqui uma breve citação. Primeiro aqui quem subscreve. Portanto, muito mais legitimado do que a tribo aí da Vila Madalena, e pessoas do Leblon. Eu vou fazer aqui a leitura:

"Deixem o indígena trabalhar . Respeitem os direitos dos garimpeiros  e de garimparem em nossa terra. Nós , líderes representantes de povos indígenas brasileiros (Portanto, não é a turma do Leblon, Ipanema...) manifestamos o apoio ao projeto de lei que regulariza a exploração mineral em terra indígenas. Como prevê a constituição. Pedimos que a sociedade brasileira respeite o direito dos povos que buscam autonomia e melhores condições de vida. Exploraram suas terras de maneira  sustentável . O garimpo ilegal , modelo hoje em vigor nas diversas regiões , provoca todo tipo de violência. Violência ao meio ambiente já que partes dos garimpeiros não seguem regras de proteção dos nossos rios e florestas. Violência social, pois a exploração mineral não reverte vida digna dos indígenas e muitas vezes provoca conflitos que levam à morte de indígenas e não indígenas. Casos de prostituição , uso de drogas , violência e crime organizado aflige as nossas terras. Muitos indígenas circulam entre os garimpos em busca de esmolas como se fossem mendigos. Outros são coagidos a aceitar dinheiro para viver. Regulamentação para critérios e exploração. Deixem-nos trabalhar. Há centenas de povos indígenas com costumes , crenças e tradições que querem trabalhar direito nas suas próprias terras"

Tá bom , pessoal O texto é mais longo aqui. Amanda leia a manifestação de 14 lideranças indígenas com nome das pessoas e as respectivas entidades. Estão aqui as 14. Saíram essa semana. Deixe o indígena trabalhar. É o nome do artigo que saiu em resposta aquele debate que nós tivemos na semana passada.

-Ricardo Salles, em resposta a Amanda Klein. Data: 18 de abril de 2022

Fonte: https://youtu.br/6gdKnwccWNE

Texto transcrito por Reyesvalenciennes.




Esta imagem é mais antiga. Ela não é de 2022. Nesta postagem eu falo sobre o orgulho que o Ricardo Salles sentiu ao ler uma carta escrita por 14 lideranças indígenas. - Por Reyesvalenciennes

Leia Mais

Mais Assuntos

Mostrar mais