Leia Mais

Homem Aranha de 2002 já completou 20 anos


 O  filme Homem Aranha , de 2002, dirigido por Sam Raimi e estrelado por Tobey Maguire , completou 20 anos de lançamento. O tempo está passando e me lembro que assistia esse filme quando meu pai alugava numa locadora VHS. Esse filme NUNCA enjoava quando eu era garoto e era falado por todo mundo que gostava de filmes de super-heróis. Lá em 2007, consegui comprar um DVD desse mesmo filme. Acabei comprando a trilogia inteira do Homem Aranha do Tobey Maguire. O filme revolucionou o cinema na questão de filmes de super-heróis já que outros filmes se inspiraram neste filme para que pudessem contar a história de origem de personagens de quadrinhos. Quantas e quantas vezes assistimos filmes de super-heróis do qual o herói não é correspondido pela mulher que ele ama? Esse mesmo herói, antes de ser herói, é uma pessoa comum que apanha no colégio ou sofre Bullying? Muitos filmes repetiram a fórmula de mostrar um personagem fragilizado, emocionado, que tem vida difícil passando por várias situações, perrengues, até que um dia sofrem acidentes e tudo começa a melhorar na vida desse personagem já que esse acidente lhe deu super poderes dos quais em breve o mesmo usará para combater o mal. Pois é, esse mesmo tipo de roteiro foi bastante inspirado nos filmes do Homem Aranha , do Tobey Maguire. O filme entrou em contato com os dilemas reais de jovens estudantes do ensino médio. E aí é que tá a receita do sucesso visto que muitos se identificaram com os dilemas do personagem Peter Parker (Como conquistar a mina dos seus sonhos ? Qual é o melhor jeito de se manter depois de sair da casa dos responsáveis • Como conciliar faculdade com o trabalho? e outros questionamentos).


O filme conta a história de Peter Peter, interpretado por Tobey Maguire, que é picado por uma aranha radioativa. Inclusive, ele é picado pela aranha depois de tomar coragem e falar com Mary Jane Watson (Kristen Dust) . Peter havia fingido que queria tirar fotos despretenciosas da Mary Jane, até que há um momento em que a Mary Jane sai da presença dele e ele acaba sendo picado por uma aranha. No outro lado da história, há o surgimento do vilão Norman Osborn (interpretado do Willem Dafoe), que dá tudo de si pela OSCORP.  Norman está com os dias contados na empresa que ele tanto se dedica para fazê-la prosperar. O mesmo está testando uma fórmula. Norman está sobre pressão, com risco de ser demitido e então ele decide testar a fórmula nele mesmo. Tudo dá errado e Norman acaba matando o seu funcionário e destruindo o laboratório. Norman fica instável e cada vez mais aproveita a sensação de poder até que chega num ponto em que o mesmo quer por o caos em Nova York.



O filme foi um divisor de águas na questão dos filmes de super heróis e virou febre lá em 2002. Lembro que o filme foi parar na TV aberta pela 1° vez em 2005, na Tela Quente, um programa GLOBOLIXO. Depois do Homem Aranha passar na tela quente, no dia seguinte, o colégio inteiro onde eu estudava estava falando desse filme. Alguns já tinham assistido várias vezes. Outros assistiram pela 1° vez e ficaram encantados com o filme. A soberania do primeiro filme do Homem Aranha terminou quando veio o segundo filme, que foi lançado em 2004. O segundo filme , verdadeiramente, foi mais marcante porque apresentou uma história bem melhor que o 1° filme. Normalmente, o primeiro filme sempre vem melhor que o segundo, mas na questão do Spiderman 2 , tudo foi diferente. Para mim, foi até 10 vezes melhor que o primeiro (que é bom). Tenho enorme carinho pelo filme Homem Aranha 2 porque foi o primeiro filme que assisti num cinema. Por fim, o filme deixa uma nostalgia da época em que o mundo começava a apreciar filmes de super heróis.



Leia Mais

Mais Assuntos

Mostrar mais