Leia Mais

Exercícios | Filosofia | Para Professores | Data: 02.02.2021



 (UFU_MG) O nada , impensado para Parmênides , encontrou em Satre valor ontológico , pois o nada é o ponto de partida da existência humana , uma vez que não há nenhuma anterioridade à existência , nem mesmo essa essência . Esta tese apareceu no livro "O Ser e o Nada" . Tal afirmação encontra-se também em outro livro , "O Existencialismo é humanismo", no qual está escrito:


Porém , se realmente a existência precede a essência , o homem é responsável pelo que é. Desse modo , o primeiro passo do existencialismo é o de pôr todo homem na posse do que ele é , de submetê-lo a responsabilidade total de sua existência.


SARTRE , J.P. O existencialismo é um humanismo. Trad. de Rita Correia Guedes. São Paulo : Nova Cultural, 1987. p. 6 (Coleção Os Pensadores).


A responsabilidade para Satre diz respeito :


a) ao indivíduo para consigo mesmo , já que o existencialismo é dominado pelo conceito de subjetividade que restringe o sujeito da ação à sua esfera interior , circunscrita pelas suas representações arbitrárias , que exclui o outro ; toda escolha humana é a escolha por si próprio.


b) ao vínculo entre o individuo e a humanidade , já que , para o existencialista , cada um é responsável por todos os homens , pois criando o homem que cada um quer ser, estaremos sempre escolhendo o bem e nada pode ser bom para um , que não possa ser para todos. 


c) à imagem de homem que preexiste e é o anterior ao sujeito da ação. É uma imagem tal qual se julga que todos devam ser , de modo que o existencialismo , em virtude da sua origem protestante com Kierkegaard, renova a moral ascata do cristianismo , que exige a anulação do eu.


d) Ao partido político que tem a primazia na condução do processo de edificação da nova imagem de homem , comprometido com a revolução e que faz de cada um aquilo que deverá ser , tal como ficou célebre no mote existencialista : o que importa é o resultado daquilo que nos fizeram. 


Leia Mais

Mais Assuntos

Mostrar mais