⦁ Quais os Dois gases mais abundantes na baixa atmosfera? Como podem ser separados?
⦁
⦁ Cite cinco produtos químicos obtidos direta ou indiretamente da água do mar.
⦁
⦁ "Caminhão derruba 22 mil litros de ácido - Porto Alegre - um acidente , domingo à noite , com um caminhão-tanque que levava ácido muriático , provocou a formação de uma corrente de neblina tóxica no km 29 da rodovia RST=287 , município de Tabaí (RS) , e a remoção de 200 pessoas da região." (O Estado de S. Paulo , 14 set . 1999. p. C-5).
⦁ Sobre essa notícia , responda às perguntas.
⦁ a) O que é acido muriático?
⦁ b) A "neblida tóxica" a que se refere a reportagem constitui-se de uma substância tóxica gasosa. Elabore uma explicação para o fato de o derramamento de um material líquido , o ácido muriático , ter acarretado o aparecimento de uma substância tóxica na atmosfera.
⦁ c) Admita que cal hidratada seja usada na neutralização do ácido que ainda esteja no chão. Equacione a reação envolvida.
⦁
⦁ Explique , com o auxílio de uma equação química, em que consiste a explosão do gás hidrogênio . Cite uma utilidade para a reação em questão.
⦁
⦁ Ao dissolver CL2 , em água , a solução obtida conduz corrente elétrica? Trata-se de uma solução ácida , básica ou neutra?
⦁
⦁ Inalar gás cloro (CL2) provoca forte irritação no nariz. Proponha uma equação química que representa a reação que acontece dentro do nariz , responsável por isso.
⦁
⦁ Qual o nome e a fórmula do sal presente na água sanitária? Que propriedade possui esse composto para ser colocado em vasos sanitário? E para ser utilizado em roupas brancas encardidas?
⦁
⦁ De três aplicações práticas da amônia. Que se pode afirmar sobre seu poder? Como ela é fabricada industrialmente?
⦁
⦁ Em um livro datado de 1808 , o famoso químico John Dalton fala sobre a substância denominada (na época) "ácido oximuriático". Hoje sabemos que a substância , que não recebe mais esse nome , não é um ácido . No livro , algumas propriedades citadas para a substâncias são:
i. É um gás nas condições ambientes.
ii. Possui odor muito forte.
iii. É altamente tóxico.
iv. Possui cor amarelo-esverdeada.
v. Dissolvido em água fornece uma solução que , em vez de fazer o tornassol azul fica vermelho (como os ácidos costumam fazer), provoca descoramento do tornassol . Aliás , tal solução , assim como o gás , causa o branqueamento de substâncias coloridas em geral.