(http:// www.cpdoc.fgv.br/nav_história/htm/anos20/ev_quesocial_movop.htm. Acesso em : 24-8-2003. Adaptado.)
a) a classe operária assumiu a liderança da articulação sindical nacional , e sua principal conquista obtida pela greve de 1917 foi a criação do Ministério do Trabalho , cujo objetivo era enfrentar a questão social dos baixos salários.
b) os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do país e na criação de jornais , defendendo princípios oligárquicos e difundindo ideais vinculados ao totalitarismo , principalmente o nazismo e o comunismo.
c) o movimento operário no Brasil , nas primeiras décadas do século XX, recebeu forte influência do anarquismo e do anarco-sindicalismo , que fomentaram a criação , em 1932, do Partido Comunista Brasileiro , ligado à III Internacional.
d) A proibição do trabalho infantil até aos 12 anos e à fixação de jornada de trabalho diária de oito horas agitavam as principais bandeiras da classe operária , no início da organização sindical no Brasil.
e) sindicalismo brasileiro surgiu no ABC paulista, por meio da organização de greves nas grandes montadoras de automóveis e da superação das diretorias sindicais pelegas , apesar da grande resistência imposta pelos governos da Primeira República.