Reyesvalenciennes | Dezembro | 2020 | Arquivo_v1 |
[Texto do dia]⟶ (FGV-SP) " O sacerdote , tendo-se posto em contato com Clóvis , levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra , e a renunciar aos ídolos , que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém [...] o rei , tendo pois confessado num Deus todo-poderosos na Trindade , foi batizado em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal-da-cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...]."
São Gregório de Tours. "A conversão de Clóvis." História e Eclesiasticaen Francorum. Apud Pedrero-Sánches, M.G. História da Idade Média. Textos e testemunhas. São Paulo: Ed. Unesp, 2000. p. 44-45.
A respeito dos episódios descritos no texto , é correto afirmar:
a) A conversão de Clóvis ao arianismo permitiu aos francos uma aproximação com os lombardos e a expansão do seu reino em direção ao Norte da Itália.
b) A conversão de Clóvis , segundo o rito da Igreja Ortodoxa de Constantinopla , significou um reforço político-militar para o Império Romano do Oriente.
c) Com a conversão de Clóvis , de acordo com a orientação da Igreja de Roma , o reino franco tornou-se o primeiro Estado germânico sob influência papal.
d) A conversão de Clóvis ao cristianismo levou o reino franco a um prolongado conflito religioso , uma vez que a maioria dos seus integrantes manteve-se fiel ao paganismo.
e) A conversão de Clóvis ao cristianismo permitiu à dinastia franca merovíngia a anexação da Itália a seus domínios e a submissão do poder pontifício à autoridade monárquica.