[Texto do dia]⟶ Para alguns historiadores , a Revolução Industrial, ocorrida primeiramente na Inglaterra , eclodiu em consequência de uma série de importantes inovações técnicas que aperfeiçoaram o sistema de manufatura desenvolvidos nos séculos XV e XVI. Com a indústria moderna , as pessoas deixaram de usar apenas ferramentas e passaram a contar com máquinas no processo produtivo. De acordo com essa interpretação , a revolução teria começado em 1733 inventou a lançadeira volante, instrumento usado na indústria têxtil que acelerava acentuadamente a capacidade de tecer dos velhos teares manuais. Outros instrumentos foram aparecendo e aperfeiçoando os processos de fiação e tecelagem. O inglês Edmund Cartwright criou o tear mecânica em 1785. Para usá-lo , entretanto , era necessária uma força motriz superior à energia hidráulica fornecida pela roda-d'água. Foi quando o engenheiro escocês James Wright inventou máquinas movidas a vapor. Sob o aspecto da organização do trabalho , necessária , foi fundamental a existência do espaço da fábrica , onde , juntos , todos os operários poderiam ser mais bem treinados e , principalmente , controlados na qualidade e no tempo gasto com as tarefas. Essa concentração facilitou não só a disciplina como também uma bem estruturada divisão do trabalho , necessária ao processo produtivo em que o trabalhador era somente uma peça de engrenagem. Além dos fatores técnicos e da utilização de formas de controle e qualificação da mão-de-obra , outros elementos contribuíram para o desenvolvimento industrial na Inglaterra:
- A proximidade do mar, que facilitou a entrada das matérias-primas e a saída dos manufaturados e que já havia permitido a formação de um sistema comercial dinâmico e produtivo.
- O aumento da mão-de-obra disponível , causado pela saída dos trabalhadores do campo , principalmente devido à ampliação das áreas de criação de ovinos (lã) e de plantação de algodão , matérias-primas básicas para a nascente indústria têxtil.
- A disponibilidade de capitais gerados pelo importante papel comercial do país com suas colônias , sobretudo a partir do século XVI.
- A abundância o carvão de fácil extração e sua localização favorável , o que garantiu o fornecimento de matéria-prima e energia às indústrias de quase a região da Europa ocidental.
A existência de jazidas de ferro próximas às minas de carvão favoreceu a instalação de usinas siderúrgicas em quase toda a região. As jazidas ficavam perto de mares e rios navegáveis que , além de facilitar o transporte , incentivaram a concentração populacional e , portanto , a presença de mão-de-obra e de mercado consumidor. Assim , pouco a pouco , as indústrias têxteis , as fábricas de produtos químicos , etc. foram se instalando e provocando a formação de áreas intensamente industrializadas.