✮ O Mundo Atual: Unidade e Diversidade | Como Estudar o Mundo Em que Vivemos? ➤[ Reyesvalenciennes Nª 301]
✮ O Mundo Atual: Unidade e Diversidade | Como Estudar o Mundo Em que Vivemos? ➤[ Reyesvalenciennes Nª 301] |
[Texto do dia]⟶ Observando o mapa-múndi , vemos que quase toda a superfície da Terra está dividida em nações ou países. Existem hoje quase duzentos países no mundo . Alguns , como a Rússia ou o Canadá , são imensos. Outros países , como o Vaticano ou Mônaco , são tão pequenos que é difícil vê-los no mapa. Apenas certas áreas inóspitas , como a Antártida , não estão ainda divididas em países. Mas até esse continente gelado está sendo bastante disputado por várias nações hoje em dia. Um país pode ser estudado sob vários aspectos. Podemos , por exemplo , estar interessados em conhecer seu desenvolvimento econômico, seus tipos de clima , suas indústrias , os gêneros agrícolas que cultiva , os produtos que exporta , etc. Ou estar interessados em seu poderio tecnológico , em sua força político-militar , em saber qual é sua importância nas relações internacionais. OU , ainda , em saber como vive sua população : como as pessoas moram , de que se alimentam , qual é o seu padrão de vida. Como você pode notar , existem vários critérios ou formas para estudar o mundo em que vivemos. Atualmente , os seis critérios mais utilizados são aqueles que dividem o mundo:
- em continentes;
- de acordo com suas paisagens naturais;
- em países ricos e pobres;
- de acordo com o tipo de industrialização que os países desenvolveram;
- de acordo com as grandes associações econômicas e comerciais;
- de acordo com a cultura dos povos , isto é , sua religião , seus hábitos , costumes , etc.
Portanto , para estudar o mundo é preciso regionalizá-lo. Regionalizar um espaço significa dividi-lo em regiões , em áreas que tenham , cada uma , algumas características importantes em comum. Geralmente se regionaliza um espaço nacional: as regiões do Brasil ou dos Estados Unidos , por exemplo.
O que significa , então , regionalizar o mundo? Significa agrupar as nações em grandes regiões ou conjuntos regionais. Apesar de os países em geral apresentarem diferenças - culturais , econômicas , políticas , sociais - , sempre existem alguns traços ou critérios comuns que permitem classificá-los em grupos ou conjuntos regionais. São esses critérios que inicialmente costumamos abordar , para só então iniciar o estudo dos diversos conjuntos regionais que compõem o globo .