✮ O Império Egípcio ➤ [Reyesvalenciennes Nª 255] |
[Texto do Dia]→ As disputas por terras férteis e poder levou a alianças e guerras entre os chefes de aldeia. Os vencedores passaram a governar um território maior e com mais pessoas , uma espécie de província , a que chamamos nomos. Os administradores dos nomos eram as nomarcas. As disputas entre os nomarcas deram origem a dois grandes reinos : o Alto Egito , localizado no sul , e o Baixo Egito , localizado no norte. Por volta do ano 3100 a.C, o rei Menés , do Alto Egito , conquistou o Baixo Egito , unificando os dois reinos . Menés tornou-se , então , o primeiro faraó (nome que se dava ao rei entre o egípcios) e o fundador da primeira dinastia (sucessão de reis pertencentes a mesma família). Nascia , assim , o Império egípcio , com capital na cidade de Tínis , depois substituída por Mênfis , atual Cairo. A história política do Império egípcio pode ser dividida em três períodos , entre os quais existiram os "períodos intermediários", quando o Egito viveu momentos de crise , com o enfraquecimento do poder do faraó e invasões enfraquecimento do poder do faraó e invasões externas.
Antigo Império : cerca de 2.680 a 2180 a.C. Época em que os faraós e seus funcionários coordenaram a construção de grandes obras públicas , entre elas as pirâmides de Quéops , Quéfren e Miquerinos e a esfinge de Gisé.
Médio Império: cerca de 2040 a.C. a 1780 a.C. Período em que os egípcios expandiram seu território em direção ao Sul , conquistando a Núbia , região rica em minerais , entre os quais o ouro . Apesar da prosperidade material , o Egito se enfraqueceu por causa de guerras e revoltas internas. Os hicsos , povo originário da Ásia Central , atravessaram , então , o deserto e invadiram o Egito lá permanecendo por 150 anos.
Novo Império : cerca de 1570 a.C. a. 525 a.C. Esse período inicia-se com a expulsão dos hicsos. Os faraós do Novo Império organizaram um poderoso exército com cavalaria e carros de combate e , depois de reconquistar a Núbia , ocuparam a Síria , a Fenícia e a Palestina , estendendo seus domínios até o rio Eufrates , na Mesopotâmia . Tudo isso deu um poder ainda maior para o faraó. Por meio dos impostos e do controle das importantes rotas comerciais das regiões conquistadas , o faraó , os chefes militares e os sacerdotes aumentavam sua riqueza. Já a maioria da população empobrecia , justamente por ter de pagar impostos cada vez mais altos. Além disso , muitos camponeses tinham de abandonar o cultivo da terra para servir na infantaria. Essa situação provocou revoltas sociais internas , o que , somado às sublevações dos povos conquistados contra a cobrança de impostos abusivos , acabou debilitando o Estado egípcio. A partir do século VIII a.C. o Egito foi sucessivamente invadido por núbios , assírios e , em 525 a.C., foi conquistado pelos persas.