Leia Mais

✮ A Crise da União Soviética ➤ [Reyesvalenciennes Nª 233]


[Texto do Dia]→               Durante a década de 1970 , enquanto começava a Terceira Revolução Industrial , a União Soviética mostrou os primeiros sinais de esgotamento econômico e político. Chegavam de lá cada vez mais notícias preocupantes relacionadas , por exemplo , ao racionamento de energia e alimentos. Esses problemas se generalizaram , e os dirigentes soviéticos não tinham condições de resolvê-los nos antigos moldes socialistas. A crise se agravou em 1979 , quando a União Soviética invadiu o Afeganistão. Os escassos recursos da superpotência foram diminuídos ainda mais porque era preciso manter os 500 mil soldados soviéticos acampados naquele país.  Na realidade , a crise soviética tinha causas bem específicas , que agravaram as condições socioeconômicas da população. Dentre essas causas , destacavam-se:
- a maior parte dos recursos era consumida pelo setor militar, sob a justificativa de que era necessário combater o sistema capitalista e vencer a Guerra Fria;
- A indústria de bens de consumo não atendia às necessidades da população que geralmente era abastecida com produtos de baixa qualidade;
- os dirigentes do Partido Comunista (partido único) tomavam decisões importantes sem consultar a população.
- essa situação deixava a população e os trabalhadores desmotivados , o que gerava baixa produtividade;
- não havia liberdade de expressão , ou seja  , as pessoas não tinham o direito de expressar publicamente suas críticas ao regime. 

Em meados da décadas de 1980 , a situação socioeconômica da União Soviética se tornou insustentável . As mercadorias disponíveis para a população ficaram ainda mais escassas , e as que existiam eram pouco duráveis. Consequentemente , uma insatisfação crescente dominava o dia a dia da população. Em 1985  Mikhail Gorbatchev foi escolhido para governar a União Soviética e surpreendeu o mundo com um projeto de grandes mudanças para seu país. Dentre as reformas propostas por Gorbatchev , destacavam-se dois projetos importantes:
- a Perestroika (reestruturação da economia): programa de reformas econômicas cuja finalidade era aumentar a produtividade das empresas. A função desse projeto era incentivar as empresas mais produtivas e estimular a formação de cooperativas de produtores independentes. Lembre-se de que , até então , o Estado controlava praticamente toda a economia e a produção;
- a Glasnost (transparência política) : conjunto de medidas que propunham combate à corrupção , fim da censura e debate público das decisões do governo. 
Aparentemente , contudo , essas medidas foram tardias. Desconfiada e cansada , a população não apoiou integralmente esses projetos de mudança . Além disso , membros da elite do Partido Comunista consideraram essas reformas uma ameaça ao seu poder. Havia também outro obstáculo , bem maior : a resistência de uma parcela considerável da população , que não queria mais o socialismo soviético.  Então , em janeiro de 1991 , os Estados Unidos iniciaram uma ofensiva militar contra as tropas iraquianas que se encontravam no Kuwait. Essa operação , chamada de "Tempestade do Deserto" , não contou com a participação da União Soviética , que já demonstrava forte declínio político e econômico. A ausência da União Soviética nessa questão levou o presidente dos Estados Unidos , George H. W. Bush , a afirmar que naquele momento tinha início uma nova fase nas relações internacionais. De fato , naquele momento as relações internacionais já eram muito diferentes dos tempos na Guerra Fria. 

Leia Mais

Mais Assuntos

Mostrar mais