✮ Carvão Mineral | Conceito , Formação e Tipos ► [Reyesvalenciennes Nª 200] |
[Texto do dia]→ O carvão mineral também conhecido como carvão de pedra e hulha , é uma substância sólida de origem orgânica , resultante da transformação de restos vegetais soterrados a milhões de anos . Os principais depósitos de carvão mineral formaram - se durante , os períodos Carbonífero e Permiano (Era Paleozóica) , há cerca de 350 milhões de anos. No processo de formação do carvão mineral , isto é , da transformação dos vegetais em carvão , o primeiro estágio é a turfa e o último é o antracito. Nesse processo , ocorrem gradativa perda de água e de oxigênio e aumento do carbono , adquirindo , assim , o carvão mineral , maior teor calórico ou energético. A turfa pode apresentar até 90% de umidade e apenas 55% de carbono , ao passo que o antracito praticamente não possui umidade e pode apresentar até 96% de carbono. Os estágios ou tipos de carvão mineral de acordo com o teor calorífico são:
- Turfa - É a primeira fase. Refere - se à deposição e putrefação dos restos vegetais em ambientes de várzeas ou de pântanos . Apresenta baixo teor calorífico.
- Linhito - É o segundo estágio. Trata-se de material escuro e que ainda apresenta elevado percentual de água e baixo percentual de carbono.
- Hulha - É a terceira etapa, ou carvão propriamente dito . É sólida, tem cor negra e pode ser transformada em coque (coque metalúrgico).
- Antracito - É último estágio. Apresenta elevado teor de carbono (90 a 96%) , cor negra, brilho vítreo e elevada dureza . É muito utilizado para aquecimento doméstico.