[Texto do dia]→ Nas últimas décadas, inúmeros países têm promovido uma forte abertura econômica , permitindo que mercadorias estrangeiras ingressem mais livremente em seus mercados consumidores. Isso propiciou também a difusão das empresas transnacionais , que passaram a implantar filiais em lugares cada vez mais distantes. Essa expansão mundial do capitalismo foi facilitada por tecnologias cada vez mais modernas. O avanço das tecnologias da informação , como a internet, reduziu o tempo necessário para as mercadorias, capitais, pessoas e serviços circularem pelo espaço geográfico. A Revolução Técnico-cientifico-informacional tem favorecido particularmente às empresas, que precisam melhorar seu desempenho numa economia capitalista cada vez mais concorrida. Um exemplo é o avanço impressionante no setor dos transportes. Aviões, trens e navios tornaram-se maiores e mais velozes , transportando grande volume de mercadorias em tempo reduzido e com menores custos. Assim, as empresas tem a possibilidade de apresentar seus produtos a mercados cada vez mais distantes, ampliando seus negócios. Na verdade, a globalização não nasceu de repente. Quando os grandes navegantes estavam buscando terras para colonizar , já existiam uma interligação de ontem e a globalização de hoje:
• No passado, os exploradores retiravam um único ou alguns poucos produtos dos países colonizados, que geravam lucros principalmente para as potências européias. Hoje, muitos países , inclusive alguns mais pobres, exportam diversas mercadorias para várias partes do mundo.
• No passado, as metrópoles tinham o controle político das colônias , ou seja, elas determinavam quem seriam os governantes delas. Hoje, os países tem grande autonomia na escolha de seus dirigentes . Apesar de pressões externas em favor de um ou de outro , a disputa fica dentro de cada país.
•No passado, uma mercadoria demorava meses para ir de um lugar a outro do mundo. Hoje , praticamente não existe região do globo a que não se possa chegar em algumas horas.
• No passado , uma notícia demorava semanas e até meses para atravessar os oceanos. Hoje , em poucos segundos, informações importantes são transmitidas aos locais mais distantes do globo terrestre.
Portanto, a Globalização, tão falada em nosso dias, pode ser entendida como ampliação e intensificação das trocas comerciais como nunca antes aconteceu e aceleração das trocas de informações em uma velocidade jamais imaginada.