[Texto do dia]→ Após o fim da Segunda Guerra Mundial , as relações internacionais foram sendo marcadas pela divisão político ideológica do mundo em dois grandes blocos , liderados pela URSS e pelos EUA. Disputando áreas de influência em todo o mundo, o bloco soviético (socialista) e o bloco estadunidense (capitalista) viveram um período de graves tensões , denominado Guerra Fria. Iniciada em 1946, a guerra fria foi marcada por extrema rivalidade entre EUA e URSS , cada qual acusando o outro de pretender dominar o mundo e de precipitar a eclosão de uma nova guerra mundial. Tendo em vista um eventual confronto direto (guerra quente) , os blocos rivais trataram de aumentar suas forças militares, mediante um sistema de alianças. A Europa, por exemplo, ficou basicamente dividida em dois campos de influência , liderados, respectivamente, pelos EUA e pela URSS.
• Europa Ocidental : Em 1948, os Estados Unidos lançaram o Plano Marshall , destinando recursos econômicos aos países capitalistas do Ocidente (França, Itália, Inglaterra e Alemanha Ocidental) , cujas economias estavam fortemente abaladas pelo esforço da guerra. No ano seguinte , em 1949, formou-se , sob a liderança dos Estados Unidos, uma aliança militar entre os países da Europa Ocidental denominada OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte. Fornecendo ajuda econômica e possuindo a liderança militar da OTAN, os Estados Unidos exerceram sobre os países da Europa Ocidental um controle político que o permitiu pressionar os governos desses países a adotar uma política anticomunista , que se opusesse à influência do bloco soviético.
• Europa Oriental : A União Soviética Exerceu forte controle sobre os países da Europa Oriental (Tchecoslováquia , Bulgária, Hungria , Romênia , Polônia , Iugoslávia e Alemanha Oriental) através de uma firme ação nos campos político e militar. Dirigido por Stalin , o governo da União Soviética tomou enérgicas providências para manter sua influência do leste europeu, expulsando todos os anticomunistas dos governos desses países. A política dos países da Europa Oriental passou a ser dirigida por Partidos Comunistas Únicos, que deveriam manter-se fiéis à orientação soviética . Em 1955, revidando a criação da OTAN, os países do bloco socialista da Europa Oriental firmaram uma aliança militar representada pelo Pacto de Varsóvia. O clima de rivalidade da guerra fria , somado aos interesses das indústrias de armas, são os grandes responsáveis pela chamada corrida armamentista, levando ao desenvolvimento das armas nucleares que, hoje, se fosse acionadas, provocariam a destruição quase total do mundo. A primeira bomba atômica foi produzida nos Estados Unidos, em 1945, mas em 1949 os russos desenvolveram também a sua bomba atômica. Dessa epoca até muitos dias depois , os arsenais atômicos dos Estados Unidos e União Soviética não pararam de crescer , provocando o protesto mundial dos movimentos pacifistas, conscientes da terrível ameaça que uma guerra nuclear representa para a sobrevivência da Humanidade. Estados Unidos e União Soviética passaram a agir a nível planetário, em diferentes situações de conflito que surgiram no pós guerra.