[Texto do dia]→ Veremos, a seguir, alguns exemplos que ilustram a expansão do movimento renascentista por vários países da Europa.
• França
♠ François Rabelais (1494-1553) : Em suas obras Gargântua e Pantagruel, criticou de forma satírica a excessiva religiosidade medieval e manifestou uma concepção naturalista da vida.
♠ Michel de Montaigne (1533-1592) : Publicou os Ensaios, obra filosófica em que defendeu padrões morais não abertos à dinâmica do mundo, incluindo , por exemplo , uma maior tolerância religiosa.
• Inglaterra
♠ Thomas Morus (1478-1535) : Tornou-se famoso com sua obra "Utopia" (que em grego significa lugar que não existe) , na qual projetou a existência de um Estado ideal, organizado de forma comunitária. Nesse Estado, Thomas Morus imaginou uma sociedade vivendo em harmonia, livre dos males da guerra e da intolerância religiosa.
♠ William Shakespeare (1564-1616) : Brilhante dramaturgo inglês que produziu verdadeiras obras-primas teatrais. Entre as suas mais famosas peças de teatro , podemos destacar : dramas históricos , como Ricardo III e Antônio e Cleópatra ; comédias , como Senhor de Uma Noite de Verão e O Mercado de Veneza ; dramas românticos e trágicos , como Romeu e Julieta , Macbeth e Hamlet.
• Alemanha
♠ Albert Dürer (1471-1528) : Pintor que soube harmonizar , em seus quadros, o espírito renascentista com elementos da arte gótica. Principais obras : Adoração dos Magos e A Trindade .
♠ Hans Holbein , o Moço (1497-1553) : Pintor que se tornou verdadeiro mestre na arte dos retratos. Entre seus retratos , destacam-se : Henrique VIII e Erasmo de Roterdam.