[Texto do dia]→ Revolução Industrial é o nome utilizado para denominar uma série de transformações que alteraram substancialmente a vida da sociedade europeia nos séculos XVIII e XIX . Uma das condições fundamentais dessa "revolução" foi a substituição do trabalho artesanal , baseado na utilização de ferramentas , pelo trabalho assalariado , baseado na utilização de máquinas. Durante a Época Moderna , o crescimento da produtividade deu-se , predominantemente, pelo aperfeiçoamento na organização da produção. Com a Revolução Industrial , o crescimento da produtividade deu-se pelo desenvolvimento da técnica, baseado na invenção das máquinas . Assim, a utilização das máquinas teve como consequência o aumento da produção industrial e a multiplicação dos lucros capitalistas. A Revolução Industrial pode ser dividida em, pelo menos, duas grandes fases :
• De 1760 a 1860 : Nessa fase , a Revolução Industrial ficou limitada , basicamente , à Inglaterra. Desenvolveu-se , nesse período, a indústria de tecidos de algodão , com a utilização do tear mecânico . O aperfeiçoamento das máquinas a vapor foi de extrema importância para o desenvolvimento das fábricas.
• De 1860 a 1900 : A Revolução Industrial espalhou-se pela Europa Central e Oriental, atingindo países como França , Alemanha , Itália e Rússia . Em outros continentes, os processos de industrialização alcançou os Estados Unidos , na América , no Japão , na Ásia . Nesse período , as principais inovações técnicas foram a utilização do aço , superando o ferro, a utilização de fontes de energia hidrelétrica e petrolífera e o desenvolvimento dos produtos químicos. Entende-se por ferramentas os diversos instrumentos de trabalho que ampliam as possibilidades manuais do trabalhador . A eficiência de uma ferramenta depende da habilidade profissional de cada trabalhador . Já a máquina é um dispositivo que realiza trabalho transferindo movimentos de modo uniforme . A qualidade do trabalho da máquina não depende da habilidade profissional de cada trabalhador.