[Texto do dia]→ Os grandes descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI constituem Marcos fundamentais da época moderna. Acontecimentos de extraordinária implicação histórica, os grandes descobrimentos são produtos de uma série de fatores que atuaram nos campos econômico, político, social e cultural. Vejamos, resumidamente , os principais fatores que conduziram às expansões marítima e comércio européias :
• Econômicos : A Europa sentia necessidade de crescer economicamente, mas para isso tinha que superar uma série de problema que impediam sua expansão :
- um dos produtos mais procurados pelo comércio europeu eram as especiarias (cravo, canela, pimenta, noz-moscada , gengibre), além de artigos de luxo, como porcelanas, tecidos finos, perfumes , marfim. Esses produtos chegavam à Europa vindos do Oriente (Ásia e África) , após percorrerem um longo e difícil trajeto por terra e por mar. Todo esse lucrativo comércio era monopolizado pelas cidades italianas de Gênova e Veneza , cujos comerciantes , navegando pelo Mar Mediterrâneo , recebiam as especiarias do Oriente e, depois, , as revendiam pela Europa. Após a conquista de Constantinopla , em 1453, os turcos passaram a bloquear o comércio das especiarias realizado pelo Mar Mediterrâneo . Importantes setores da burguesia europeia decidiram, então, buscar um novo caminho para atingir os fornecedores dos produtos orientais.
- Descobrir novos caminhos para o Oriente significava , também, descobrir novos mercados consumidores. Assim, a Europa precisava vender os produtos fabricados pelos artesãos urbanos .
- As minas situadas na Europa já não produziam quantidade suficiente de metais para cunhagem de moedas . A falta de moedas dificultava as transações comerciais , situação agravada pela compra de especiarias , que desviava para o Oriente grande parte dos metais europeus. Para solucionar o problema de escassez de moedas , os europeus precisavam descobrir novas jazidas em outras regiões.
• Sociais: A crescente importância social da burguesia foi decisiva no patrocínio da expansão marítima , mas seus interesses chocavam-se com a mentalidade agrária e guerreira dos senhores feudais.
• Políticos : A burguesia compreendeu que para desenvolver os negócios comerciais eram necessários ordem e estabilidade política . Era preciso , portanto, acabar com as frequentes guerras entre nobres e com a fragmentação do poder. Isso seria conseguido com o fortalecimento da autoridade do rei, através do estímulo ao processo de centralização do poder em torno da realeza. Os reis, fortalecidos , foram os grandes aliados da burguesia na organização das explorações marítimas.
• Culturais : A mentalidade da época sofria significativas transformações em relação ao mundo medieval . Os valores tradicionais eram contestados nos campos científico , religioso e artístico . A divulgação de antigos estudos geográficos deixava claro que a Terra tinha forma arredondada , sendo possível , portanto, eles acreditarem que navegar na maneira desajeitada acabariam num enorme precipício . Além disso, diversas inovações técnicas colaboraram para o progresso da arte da navegação marítima.