[Texto do dia]→ A Primeira Guerra Mundial desenvolveu-se de 1914 a 1918. Podemos dividir esses quatro anos de guerra em três grandes fases :
• Primeira fase (1914-1915) : Essa fase foi marcada pela intensa movimentação dos exércitos beligerantes. Nenhum dos lados conseguia estabelecer vitórias significativas sobre o outro. Havia um equilíbrio de forças nas frentes de combate.
• Segunda fase (1915 a 1917) : A intensa movimentação de tropas de primeira fase foi substituída por uma guerra de trincheiras, em que cada um dos lados procurava garantir as suas posições, evitando a penetração do inimigo . Os combates terrestres tornaram-se extremamente mortíferos , com a utilização de novas armas : metralhadoras , lança-chamas , projéteis explosivos. Mas a grande novidade em termos de recursos militares foi a utilização do avião e do submarino.
• Terceira fase (1917 a 1918) : A marinha alemã, através de seus submarinos , afundou navios de países tidos como neutros . Foi o caso, por exemplo, do navio Paraná, do Brasil.
Os banqueiros dos Estados Unidos, que financiavam países como França e Inglaterra , pressionaram o governo a declaração guerra contra a Alemanha. A entrada efetiva dos Estados Unidos na guerra foi decisiva para a vitória dos seus aliados , por seu apoio financeiro e material. Em consequência da revolução socialista que eclodiu na Rússia, este país retirou-se da guerra, favorecendo a Alemanha . Pelo tratado de Brest-Litovsk, assinado em 3 de março de 1918, a Rússia estabeleceu a paz com a Alemanha . Esta, entretanto, não conseguiu sustentar por muito mais tempo a guerra. Internamente , agravava-se a situação política do país, levando à abdicação do imperador Guilherme II, a 9 de novembro de 1918. Imediatamente , foi proclamada a República alemã, liderada pelo partido social-democrata. Em 11 de novembro de 1918, a Alemanha assinou um armistício (convenção de paz) em condições bastante desvantajosas.