[Texto do dia]→
• Aplicações Práticas
Os sais mais usados industrialmente são os derivados do ácido etanoico (acetatos). Os sais de metais alcalinos obtidos a partir de ácidos carboxílicos de cadeia longa (ácidos graxos) são denominados sabões. A ação do sabão está relacionada ao fato de a molécula possuir uma extremidade acentuadamente polar (ligação iônica) , solúvel em água , enquanto a extremidade oposta é predominantemente apolar, solúvel em gordura. Os sabões são classificados como tensoativos aniônicos porque a parte ativa da molécula - que atua como sabão, diminuindo a tensão superficial da água - é um ânion. O dedecanoato de sódio ou laurato de sódio é o principal constituinte do sabão de coco em barra. Em contato com a água , o sal sofre dissociação e os cátions e ânions se separam. É o ânion dodecanoico ou láurico que atua como sabão. E como são obtidos os sais de ácido carboxílico ? Por meio de reações de salidificação : todo ácido carboxílico na presença de uma base de Arrhenius reage produzindo sal de ácido carboxílico e água.
• Forças de Interação Molecular
São compostos iônicos. Possuem uma extremidade altamente polar , formada pela atração eletrostática entre cátions e ânions, e outra praticamente apolar, referente à cadeia carbônica.
• Pontos de Fusão e de Ebulição
Muito elevados. Em geral a temperatura necessária para a fusão de um sal orgânico é tão alta que, antes de ser atingida, as ligações carbono-carbono se rompem e a molécula se decompõe.
• Estado de Agravação
São sólidos cristalinos e não voláteis.
• Densidade
Em geral são mais densos que a água.
• Solubilidade
Os sais de ácidos carboxílicos de metais alcalinos e de amônia são solúveis em água; os metais pesados (Fe, Ag, Cu) são praticamente insolúveis.
• Propriedades Organolépticas
São inodoros. Apresentam sabor característico ligeiramente adstringente.
• Reatividade
Reagem da mesma maneira que os sais inorgânicos , e os sais que possuem cadeia insaturada estão sujeitos às reações características da ligação dupla.