[Texto do dia]→
• Aplicações Práticas
Os compostos que apresentam maior diversidade de uso são os ácidos metanoico e etanoico. O ácido metanoico ou fórmico é um líquido incolor , cáustico, de cheiro forte e irritante que inicialmente era obtido por meio da destilação de formigas vermelhas (de que se originou o nome "fórmico"). Atualmente o ácido metanoico é obtido a partir da reação entre monóxido de carbono e soda cáustica , cujo produto, o metanoato de sódio, é posteriormente posto a reagir com ácido sulfúrico. É usado no tingimento de tecidos como mordente (para fixar as cores do corante no tecido) e como desinfetante em medicina. O ácido acético concentrado é um líquido , muito tóxico, de cheiro penetrante e sabor azedo. A 16,6 °C forma cristais com aspecto de gelo, por isso, também é chamado de ácido acético glacial. É obtido pela oxidação do etanol na presença da bactéria Acetobacter Aceti. É usado na preparação de perfumes, corantes, seda artificial, acetona e como vinagre em soluções a 4% em volume de ácido acético em média.
• Forças de Interação Molecular
Por apresentarem o grupo carboxila, esses compostos são muito polares e podem fazer o dobro de ligações de hidrogênio que as moléculas de alcoóis. Considere , por exemplo, os seguintes compostos de massa molar idêntica a igual a 60 g/mol : o álcool propan -1-ol (ponto de fusão igual a -126 °C) e o ácido etanoico ( ponto de fusão igual a 16,6 °C). Duas moléculas de propan- 1-ol estabelecem entre si apenas uma ligação de hidrogênio (sem contar as ligações de hidrogênio que cada uma estabelece com outras moléculas). Por sua vez, duas moléculas de ácido etanoico estabelecem entre si duas ligações de hidrogênio . Por isso, apesar de essas substâncias terem a mesma massa molar, o ponto de ebulição do ácido etanoico é bem maior .
• Pontos de fusão e de ebulição
Podemos generalizar que os ácidos carboxílicos apresentam pontos de fusão e de ebulição mais altos que os dos alcoóis de valor de massa molar próximos.
• Estado de Agregação
Considerando-se apenas os monoácidos saturados, aqueles que possuem até 9 carbonos na cadeia são líquidos; os com 10 ou mais carbonos são em geral sólidos brancos semelhantes à cera. Devido ao aspecto ceroso, os ácidos carboxílicos de cadeia longa são chamados de ácidos graxos.
•Densidade
Os ácidos mais simples, como o metanoico e o etanoico, são mais densos que a água.
• Solubilidade
Os ácidos carboxílicos alifáticos que possuem de 1 a 4 carbonos na molécula são solúveis em água.
O ácido que possui 5 carbonos é apenas parcialmente solúvel.
Os demais são praticamente insolúveis.
São também solúveis em éter dietílico, álcool etílico e benzeno.
• Propriedades Organolépticas
O cheiro característico dos ácidos alifáticos passa progressivamente de forte e irritante nós ácidos de 1 a 3 carbonos a extremamente desagradável nos ácidos de 4 a 6 carbonos; os demais são praticamente inodoros, por serem pouco voláteis.
• Reatividade
Os ácidos carboxílicos são compostos bastante reativos, principalmente os mais simples.