[Texto do dia]→
Antes de tudo, para que uma substância seja caracterizada como droga , ela deve provocar alguma mudança fisiológica ou comportamental em um ser vivo (no ser humano, por exemplo). É por isso que os remédios são considerados drogas, porque provocam mudanças fisiológicas no organismo. Quando essa mudança se reflete nos sentimentos , nas atitudes e nos pensamentos do indivíduo , dizemos que se trata de uma droga psicotropica. Para ser classificada como droga psicotropica a substância precisa apresentar algumas propriedades:
•Desenvolver tolerância
Tolerância é a necessidade de usar doses cada vez maiores da droga para obter o mesmo efeito que inicialmente era sentido com doses bem menores
• Levar a dependência
Dependência é a necessidade obsessiva de ingerir uma nova dose da droga com frequência cada vez maior para obter bem-estar.
• Intoxicação pelo etanal
Dependendo da dose de álcool ingerida o etanal pode permanecer no organismo por várias horas depois de cessado. O etanal (acetaldeído) é carcinogênico e, a longo prazo, provoca lesão no fígado.
•Hipoglicemia (queda brusca da glicose no sangue)
O metabolismo do álcool utiliza algumas enzimas que também participam da produção de glicose (praticamente a única fonte de energia utilizada pelo cérebro), principalmente em períodos de jejum. Como essas enzimas estão sendo utilizadas no metabolismo do álcool, ocorre a queda no nível de glicose para o cérebro e outras regiões do organismo, provocando sintomas de fraqueza e mal-estar.