[Texto do dia]→ A destilação seca da hulha - que é feita na ausência de ar e a aproximadamente 1100 °C - dá origem a três fracções de grande valor comercial :
• Fração Gasosa
Representa em média 20% dos produtos da destilação da hulha. É constituída basicamente de 49% de gás hidrogênio , 34% de metano e 8% de monóxido de carbono, além dos seus outros gases em menor proporção. É usada como combustível e como gás de iluminação (gás de rua).
• Fração líquida
Pode ser dividida em dois grupos principais : as águas amoniacais e o alcatrão de hulha; cada uma dessas frações representa em média 5% dos produtos da destilação seca da hulha.
• As águas amoniacais são constituídas de substâncias nitrogenadas, como aminas, hidróxido de amônio e sais de amônio , entre os quais nitrato de amônio e sulfato de amônio . Aminas são compostos derivados da amônia pela substituição de um ou mais hidrogênios por substituintes orgânicos (iguais ou diferentes entre si). Esses compostos são usados principalmente na fabricação de fertilizantes agrícolas.
• O alcatrão de hulha é a maior fonte natural de obtenção de compostos aromáticos , como benzeno, tolueno, fenol, naftaleno, anilina etc. O benzenol foi isolado em 1825 por Michael Faraday , na fração de óleos leves resultantes da destilação do carvão mineral. Sua produção industrial foi iniciada a partir de 1849, como subproduto da destilação seca da hulha, processo conduzido nas coqueiras das usinas siderúrgicas. Nesses locais, o benzenol é obtido na fração de óleos leves de alcatrão , designada BTX siderúrgico , com uma mistura de tolueno e xileno. A destilação fracionada do BTX separa esses três componentes fornecendo o benzeno de origem carboquímica. Essa mistura complexa de compostos aromáticos do alcatrão de hulha é separada por destilação fracionada em cinco frações.
• Fração Sólida
Resíduo sólido amorfo , 70% dos produtos de destilação , constituído de carvão coque, utilizado principalmente na indústria siderúrgica, na obtenção do aço.