Leia Mais

✮ A Ascensão Econômica Dos Estados Unidos E A Crise de 1929 ► [Reyesvalenciennes Nª 89]


[Texto do dia]⟶  Desde o final do século XIX , os Estados Unidos foram expandindo sua produção industrial e ampliando seu campo de ação econômica em diferentes partes do mundo. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial na Europa , os Estados Unidos alcançaram um significativo crescimento em sua produção agrícola e industrial. Conservando-se, a princípio, numa posição de neutralidade , os Estados Unidos forneciam seus produtos às potências europeias envolvidas no conflito. Por outro lado, enquanto as potências europeias estavam compenetradas no esforço de guerra, os Estados Unidos aproveitaram-se para ocupar e suprir outros mercados mundiais, na Ásia e na América Latina. Abatida por uma guerra na qual morreria mais de dez milhões de pessoas e mais de trinta ficaram feridas, a Europa, no final do conflito, era um grande mercado dependente das exportações norte-americanas. Possuindo aproximadamente a metade de todo o ouro que circulava nos mercados financeiros do mundo, os Estados Unidos projetavam-se como a grande potência mundial do pós-guerra. A fase de enorme euforia e prosperidade dos Estados Unidos durou até 1929. Nesse ano, entretanto, a economia do país foi abalada por uma grande crise econômica , de repercussão mundial. Terminada a guerra, os países europeus voltaram a organizar e a desenvolver sua produção interna, procurando diminuir rapidamente as importações dos produtos americanos. Entretanto, o ritmo da produção industrial e agrícola dos Estados Unidos continuava a crescer aceleradamente , em descompasso com as necessidades de seus mercados interno e externo. Um dos marcos da crise de 1929 foi a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Multiplicavam-se as falências de empresas, enquanto aumentava assustadoramente o número de desempregados no país. Os países que exportavam para os Estados Unidos tiveram uma violenta queda de suas exportações , com graves consequência para sua economia. Somente a partir de 1932, os Estados Unidos tomaram uma série de medidas sistemáticas destinadas à recuperação de sua economia . Tais medidas, que ficaram conhecidas com o nome de New Deal ( Novo Acordo) , foram conduzidas pelo presidente Franklin Delano Roosevelt. Entre as principais medidas adotadas pela política econômica do New Deal , podemos destacar as seguintes : 

• Controle governamental dos preços de diversos produtos industriais e agrícolas;
• Concessão de empréstimos aos proprietários agrícolas , para que pagassem suas dúvidas e pudessem limitar sua produção dentro das exigências do mercado;

• Realização de um amplo programa de obras públicas , destinado a oferecer trabalho a milhões de desempregados. Com isso, o Estado passava a interferir na economia , visando corrigir os desequilíbrios do mercado. A política econômica do New Deal foi relativamente bem sucedida. Os Estados unidos voltaram a equilibrar-se economicamente , estando já bastante fortalecidos à época da eclosão da Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939.

Leia Mais

Mais Assuntos

Mostrar mais