[Texto do dia]⟶ A massa de um corpo é uma grandeza (grandeza é tudo aquilo que podemos medir) associada à inércia desse corpo ou seja, quanto maior a massa de um corpo maior é a dificuldade de colocar esse corpo em movimento ou de , uma vez estando em movimento , fazê-lo parar. Trabalhar essa interpretação da massa associada ao conceito de inércia é algo que deixamos para o curso de Física . Vamos , numa abordagem simplificada ( e igualmente correta) , considerar a massa como uma propriedade dos objetos que pode ser determinada com o uso de uma balança de dois pratos . O primeiro passo para determinar a massa de objetos é a escolha de um padrão . O padrão do massa mais conhecido e utilizado é o quilograma, simbolizado por kg. Dizer que um objeto possui massa de kg (um quilograma) significa dizer que, ao colocá-lo num dos pratos da balança , o equilíbrio será estabelecido colocando-se no outro prato o objeto-padrão de massa 1 kg. Um objeto possui massa de 2 kg (dois quilogramas) quando , colocado num dos pratos da balança , o equilíbrio é atingido com 2 objetos de massa 1 kg no outro prato. E assim por diante. A tonelada e o grama são, respectivamente , múltiplo e submúltiplos importantes do quilograma. A tonelada (t) equivale a mil quilogramas .
1 tonelada = 1 t = 1.000 kg
O grama (g) é a milésima parte do quilograma (1 g = 0,001 kg) ou, de modo equivalente , o quilograma equivale a mil gramas (1 kg = 1.000 g)
1 grama = 1 g = 0.001 kg
A massa de um objeto é uma grandeza expressa por um número e por uma unidade (por exemplo, grama, quilograma) , e é determinada dispondo-se de uma balança de dois pratos e de vários objetos de massa conhecida.