[TEXTO DO DIA]→ A despeito da grandeza de seus romances da fase realista , muitos críticos consideram os contos machadianos o melhor do que escreveu , conforme passamos a exemplificar :
"Embora qualquer de seus melhores romances - Memórias póstumas de Brás Cubas , Quincas Borca , Dom Casmurro - Seja superior a tudo o que em seu tempo se escreveu e à imensa maioria dos livros que depois se publicaram , possa e deva perdurar em nossa literatura como modelo em seu gênero , foi incontestavelmente como contista que Machado de Assis fez as suas obras-primas . [...] quase tudo é de primeira ordem , e a maior parte é de páginas perfeitas. "O alienista" , "O empréstimo" , " O Espelho" , " Verba Testamentária" , "A Igreja do Diabo" , "Último Capítulo", "Cantiga de Esponsais" , "Singular Ocorrência" , "Fulano" , "Galeria Póstuma", Anedota Pecuniária", "Noite de Almirante", "O Caso da Vara" , "Eterno!" , "Missa do Galo" , Um Erradio" , Ideias de Canário" , "Papéis Velhos", "A Cartomante" , "Uns Braços" , "Um Homem Célebre" , " A Causa Secreta" , "O Enfermeiro", " O Diplomático" , "Conto de Escola" , "Marcha Fúnebre" , "Um Capitão de Voluntários", "Suje-se Gordo!" , "Umas Férias", "Evolução" , "Anedota do Cabriolet" , "Só!" , "O Escrivão Coimbra", "Um Quarto de Século" , "Valério" , "A Mágoa do Infeliz Cosme" , "Sem Olhos" , "Um Almoço" , " O Programa" - e talvez alguns tenham sido esquecidos - representam , não só a culminância da obra de Machado de Assis , como um conjunto cuja harmonia foi raramente atingida. Harmonia que resulta , já da coerência e da constância dos pontos de vista de Machado de Assis em relação ao homem e à vida , já da límpida simplicidade de sua narrativa , já e sobretudo da adequação da sua linguagem e do seu estilo às suas ideias. Há uma singular unidade na obra toda - contos , romances e crônicas [...] - desse homem que escreveu tanto e durante tanto tempo, sempre fiel a si mesmo , à sua descrença no destino e na natureza humana , à sua crença na arte . A escolha dos temas como a das palavras parece ter não obedecido sempre o mesmo desejo de buscar as mudanças , de fixar as sutilezas , de descobrir secretas relações . A tendência que o fazia notar um movimento recôndito da alma de uma personagem era , em essência , a mesma que o levava a colar a um substantivo um adjetivo inesperado , mas que lhe conferir maior significação" .
-Lúcia Miguel-Pereira. In História da Literatura Brasileira. Prosa de Ficção (De 1870 a 1920). Rio de Janeiro , Livraria José Olympio Editora/MEC, INL , 1973.