Leia Mais

☆ Mutações ➣ Reyesvalenciennes [Nª 63]

Reyesvalenciennes.jpg<alt>

[TEXTO DO DIA]→ As mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo são chamadas de mutação. As causas de uma mutação podem ser erros na cópia do material no momento da divisão celular quando está exposto a radiação ultravioleta ou ionizante , vírus e mutagênicos. Na hipermutação, as células podem causar mutações . Mutações cujos efeitos não exercem influência a aptidão dos indivíduos são chamadas Mutações Neutras. As mutações são consideradas  o mecanismo que dá permissão a ação da seleção natural uma vez que insere a variação genética sobre a qual ela irá agir, dando as novas caracteristicas vantajosas que sobrevivem e se ampliam nas gerações subsequentes ou as características deletérias que somem em organismos mais fracos. 

As mutações que resultam num produto gênico que tem pouca ou nenhuma função quando comparado ao gene não mutado são chamadas Mutações de Perda de Função.  

Já as mutações que mudam o produto gênico de forma que este receba uma nova função  sendo que essas mutações geralmente possuem fenótipos dominantes são chamadas Mutações De Ganho de Função.

Já as mutações em que há produção de um produto gênico alterado que age de forma antagônica no alelo selvagem sendo que estas levam uma ação molecular inativa ou alterada e são caracterizadas por um fenótipo dominante são chamadas Mutações Negativas Dominantes. 

Mutações letais são aquelas que levam a morte aquele  organismo que a possui .

Um pequena porcentagem de todas as mutações tem um efeito positivo. Essas mutações fazem novas versões de proteínas que ajudam o organismo e futuras gerações a adaptar-se de uma maneira bem melhor a mudanças do seu ambiente. Essas mutações são chamadas Mutações benéficas. 



Leia Mais

Mais Assuntos

Mostrar mais