[TEXTO DO DIA]→ As Liras , de Tomás Antônio Gonzaga , popularizaram-se com o título de Marília de Dirceu e constituem a obra poética mais importante do século XVIII brasileiro e uma das mais expressivas do Neoclassicismo em língua portuguesa. Duas tendências coexistem nas liras de Gonzaga , a exemplo do que observamos na obra de Bocage :
¤ A contenção e o equilíbrio neoclássicos , com a utilização de todos os lugares-comuns do Arcadismo : um pastor , uma pastora , o campo , a serenidade da paisagem primaveril etc.;
¤ O emocionalismo pré-romântico , na expressão pungente da crise amorosa e , posteriormente à prisão , da crise existencial do poeta.
O sujeito lírico é o pastor Dirceu , que confessa seu amor pela pastora Marília. Eis a convenção neoclássica realizada. Mas é evidente que nos pastores se projeta o drama amoroso vivido por Gonzaga e Maria Dorotéia. A todo momento a emoção rompe o véu da estilização arcádica, brotando, dessa tensão , uma poesia de alta qualidade:
"Eu tenho um coração maior que o mundo tu, formosa Marília , bem o sabes ; um coração , e basta , onde tu mesma cabes".
A obra divide-se em duas partes (há uma terceira , cuja autenticidade é contestada por alguns críticos):
¤ 1- Parte : Contém os poemas escritos na época anterior à prisão de Gonzaga . Nela predominam as composições convencionais : o pastor Dirceu celebra a beleza de Marília em pequenas odes anacreônticas. Em algumas liras , entretanto , as convenções mal disfarçam a confissão amorosa do autor : a ansiedade de um querentão apaixonado por uma adolescente ; a necessidade de mostrar que não é um qualquer que merece sua amada ; os projetos de uma sossegada vida futura , rodeado de filhos e bem cuidado por sua mulher etc.;
¤ 2- parte: escrita na prisão da ilha das Cobras. Os poemas exprimem a solidão de Dirceu , saudoso de Marília . Nesta segunda parte encontramos a melhor poesia de Gonzaga. As convenções , embora ainda presentes , não sustentam o equilíbrio neoclássico. O tom confessional e o pessimismo prenunciam o emocionalismo romântico.