[TEXTO DO DIA]→ Entre 1803 e 1808 , o cientista inglês John Dalton propôs uma teoria para explicar as leis enunciadas por Lavoisier e Proust. Essa teoria , que será comentada a seguir, ficou conhecida como Teoria Atômica de Dalton. A palavra átomo vem do grego e significa "indivisível" . Ela foi usada pela primeira vez por alguns filósofos da Grécia Antiga que, baseados em argumentos filosóficos , propunham que todas as coisas são formadas por partículas muito pequenas e indivisíveis , os átomos. As ideias desses filósofos gregos não foram muito além disso, porque não se fundamentavam na cuidadosa observação dos resultados fornecidos por experimentos. Dalton, ao contrário dos filósofos gregos , baseou-se nos resultados de experiências - feitas por ele e por outros cientistas que o antecederam , inclusive Lavoisier e Proust.
Alguns pontos importantes da sua teoria , em linguagem moderna , são :
-Todas as substâncias são formadas por átomos.
-Os átomos de um mesmo elemento químico são iguais em todas as suas características (por exemplo , tamanho e massa).
- Os átomos dos diferentes elementos químicos são diferentes entre si.
-As substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico.
-As substâncias compostas (também chamadas compostos químicos , ou mais elementos químicos diferentes , que se combinam sempre numa mesma proporção.
-Átomos não são criados nem destruídos ; são esferas rígidas indivisíveis.
-Nas reações químicas os átomos se recombinam.
A teoria criada por Dalton foi muito importante para o desenvolvimento da Química. Desde que ela foi proposta , muitos progressos foram feitos e hoje os cientistas têm uma compreensão muito maior de como é a matéria. São conhecidos atualmente mais de 100 elementos químicos. Cada um deles tem um nome e um símbolo diferente. Os símbolos dos elementos são formados por uma ou duas letras. A primeira é sempre maiúscula e a segunda , caso exista , é sempre minúscula. O símbolo de uma elemento vem de uma ou duas letras tiradas de seu nome em latim. Por causa disso, nem todos os símbolos têm relação lógica com o nome do elemento em português.