[TEXTO DO DIA]→ Todas essa características podem aparecer em qualquer momento da história do Romantismo. Há, entretanto , uma nítida evolução através de três gerações de autores , cada uma marcada pela predominância de certos traços e temas.
¤Primeira Geração
Formados no período anterior , os primeiros autores românticos ainda conservam características clássicas, sobretudo no que toca às regras literárias. Os temas que marcam essa fase estão ligados ao nacionalismo: em Portugal , o romance histórico e o medievalismo ; no Brasil , o indianismo.
¤Segunda Geração
Este é o período do Ultra-Romantismo . Caracteriza-se pelo exagero do subjetivismo e do emocionalismo : o tédio , a melancolia , o devaneio , o sonho , o desejo da morte estão sempre presentes. Esse clima pessimista e o escapismo que lhe corresponde constituem o chamado "mal do século" , cuja expressão máxima podemos encontrar nas obras do poeta inglês Lord Byron e do francês Alfred de Musset.
¤Terceira Geração
Essa última fase já antecipa certas características da Escola Realista , que substituirá o Romantismo. O pessimismo e o escapismo cedem lugar a uma literatura de tom exaltado , engajada nos grandes debates sociais e políticos da época.