Leia Mais

➤ Resumo - A Genética de Mendel

Reyesvalenciennes 2019


[TEXTO DO DIA]→   Antes de Mendel , a hereditariedade era pretensamente explicada por teorias empíricas , como a da pré-formação ou progênese e da pangênese (de Darwin). Outras hipóteses surgiram depois , como a da herança ancestral (transmissão dos caracteres pelo sangue) e a de Weismann , da continuidade do plasma germinativo. Mendel fez suas pequisas em ervilhas (Pisum Sativum)  e observou a transmissão de 7 caracteres hereditários , analisando primeiramente um de cada vez e, depois , dois a dois . Ele estabeleceu as bases da Genética, descobrindo (ainda que om outros nomes pu palavras) a haploidia  e a diploidia , a homozigose e a heterozigose , a dominância e a recessividade. Mas , antes de tudo , foi o primeiro a deduzir a existência do gene , a que ele chamou de "fator hereditário". Dos princípios estabelecidos por Mendel , resultaram as duas leis fundamentais da Genética . A 1[. lei de Mendel (da disjunção ou pureza dos gametas) diz que nas células somáticas os fatores estão aos pares, mas nos gametas estão isolados . A 2ª lei de Mendel  (da degradação independente dos fatores) afirma que os genes de caracteres diferentes se segregam nos gametas e voltam a se recombinar após a fecundação em completa independência , pois cada um age como se os demais não existissem. A 1ª . lei de Mendel rege a resolução dos problemas de monoibridismo com dominância . A 2ª lei de Mendel explica como interpretar os casos de di, tri e poli-hibridismo. Chamamos de cromossomos homólogo aqueles que formam pares entre si . Os genes de um par de homólogo que ocupam o mesmo locus são alelos entre si. Modernamente , híbrido é o produto do cruzamento de indivíduos de espécies diferentes (embora do mesmo gênero). Mestiço é o produto do cruzamento de indivíduos da mesma espécie , porém de raças diferentes. O termo genótipo designa a constituição genética de um indivíduo e pode ser representado por meio de letras , como se fosse  a "formulação genética" do indivíduo. O fenótipo é a exteriorização visível ou detectável da ação do genótipo . Muitas veze , o meio também participa na manifestação do fenótipo , interagindo com o genótipo . Esse fenômeno peristase. E a maneira do genótipo funcionar de conformidade coma ação do meio constitui a norma de ração do genes que participam daquele genótipo. Fenocópias são característica não hereditárias que simulam certos fenótipos (manifestações hereditárias). Embora ó ocorra em casos raros , um gene dominante pode não se manifestar em todos os indivíduos heterozigóticos. A frequência real com que ele se manifesta corresponde à sua penetrância . Ele pode , também , revelar o seu caráter com intensidade variáveis . Isso é o que se chama expressividade de um gene. Posteriormente a Mendel , descobriu-se a co-dominância , pela qual os indivíduos heterozigóticos revelam um fenótipo intermediário ou bem diferente dos homozigóticos. Em F2 , as proporções genotípica e fenotípica são, respectivamente: 

1ª- Monoibridismo com dominância : 1 : 2  1 e 3 : 1 ;
2ª- Monoibridismo com co-dominância : 1 : 2 : 1 e 1: 2: 1

No diibridismo com dominância , as proporções fenotípicas em F2 são: 9 : 3: 3: 1 ; No tri-hibridismo com dominância , as proporções fenotípicas em F2 são: 27 : 9 : 9  : 3 : 3 : 3: 1 .

O retrocruzamento é o cruzamento de um indivíduo que tenha a manifestação dominante de um determinado caráter com um ancestral dele que revele a manifestação recessiva do mesmo caráter. Se o indivíduo examinado for homozigótico , todos os seus descendentes serão fenotipicamente iguais a ele . Se ele for heterozigótico , terá 50% dos filhos iguais a ele e 50% iguais ao outro (com manifestação recessiva) . As genealogias ou heredogramas são gráficos feitos com sinais convencionais que retratam toda a linha reprodutiva de uma família ou pedigree.


Leia Mais

Mais Assuntos

Mostrar mais