Leia Mais

Os Sistemas Reprodutores

Reyesvalenciennes 2019


[TEXTO DO DIA]→ Os sistemas reprodutores masculino e feminino na espécie humana refletem um padrão de estrutura que , com algumas modificações , repete-se na maioria dos mamíferos e , com alterações mais acentuadas , nas outras classes de vertebrados. O sistema reprodutor masculino compreende os seguintes segmentos. 

1ª- São duas glândulas mistas e ovoides. Produzem espermatozoides , que são lançados ao exterior (secreção externa) , e hormônios , que são lançadas no sangue (secreção interna). Este últimos são androgênios , como a testosterona, de natureza virilizante. Embrionariamente , eles se desenvolvem no interior da cavidade abdominal . Antes do nascimento , entretanto , já devem ter migrado , pelos canais inguinais , para a bolsa escrotal . A permanência dos testículos na cavidade abdominal após o nascimento constitui a criptorquidia ou criptorquia. O não-fechamento dos canais inguinais , permitindo o retorno manual dos testículo à cavidade abdominal , pode facilitar o aparecimento de uma hérnia escrotal. Na estrutura de cada testículo ,encontram-se numerosíssimos túbulos seminífero, muito finos franjados , convergindo todos para o epidídimo. Nas paredes desses túbulos , as células dispõem-se em camadas . As da camada mais interna , junto à luz do canal , são chamadas células germinativas primordiais. São elas as responsáveis pela formação dos espermatozoides. 

2ª- Epidídimo - É um corpo alongado que recobre parte da superfície do testículo. Como o indivíduo possui dois testículos , naturalmente também possui dois epidídimos. Dentro de cada epidídimo encontram-se os canais epididimais , onde e acumulam temporariamente os espermatozoides.

3ª- Canal Deferente - De cada epidídimo  sai um canal deferente . Ele é um conduto fino e longo , que passa pela prega inguinal (virilha) através do vestígios dos canais inguinais , segue da bexiga , alarga-se pela cavidade abdominal , circunda a base da bexiga , alarga-se formando uma ampola , recebe o líquido seminal (proveniente da vesícula seminal correspondente),  atravessa a próstata , que nele descarrega o líquido prostático ,e vai desaguar na ureta . O conjunto dos espermatozoides, do líquido seminal e do líquido prostático , 
 constitui o esperma ou sêmen. 

4ª- Vesícula Seminal- Também em número par, contribui para a formação do esperma , coma produção do líquido seminal , que é lançado no canal ejacular.

5ª- Canal Ejaculador - É a continuação do canal deferente no espaço compreendido entre a vesícula seminal correspondente e a próstata.

6ª- Próstata - É um órgão de função glandular existente apenas no homem , sem estrutura correspondente na mulher . Sua secreção , clara e bem fluida, integra a composição do esperma. Localiza-se abaixo da bexiga. 

7ª- Glândula de Cowper - Produz um líquido ligeiramente viscoso que , por reflexo  nervoso , é eliminado durante o estímulo sexual antes de se iniciar o coito . Tem por finalidade a lubrificação , facilitando o ato sexual.

8ª- Ureta - É um conduto músculo-epitelial que serve aos sistemas urinário e reprodutor . Durante o ato sexual , desenvolve intenso peristaltismo, que atinge a intensidade máxima no instante do orgasmo . Com isso , o esperma deve  ser projetado com violência para fora , visando visando alcançar o colo do útero e propiciando aos espermatozoides passarem rapidamente pelo PH ácido da vagina, prejudicial a eles. 

9ª- Pênis- É o órgão copulador do homem . Contém grande parte da uretra , o corpo esponjoso e os corpo cavernosos. A uretra ocorre em grande parte através de uma estrutura esponjosa longitudinal ao pênis - o corpo esponjoso. Paralelamente ao corpo esponjoso , dispõem-se os corpos cavernosos , também de natureza esponjosa . Em função de estímulos nervosos do sistema nervosos autônomo  (simpático - parassimpático ) , os vasos sanguíneos que irrigam os corpos cavernosos e o corpo esponjoso intensificam o fluxo de sangue nessas estruturas , aumentando - as em volume e tornando-as rijas , o que implica a ereção do pênis. 

10ª- Ovários-  São as gônadas femininas , isto é , as glândulas sexuais femininas. Produzem óvulos , que são eliminados como secreção externa , e hormônios (estrogênios e progesterona , o que representa a sua secreção interna  São , portanto , glândulas mistas ou anfícrinas. Na superfície dos ovários podem ser vistos nitidamente os folículos de Graaf, como vesículas ou bolhas de tamanhos diferentes , conforme o grau de maturação dos mesmos. Numa mulher cuja menstruação seja regular , há a maturação completa e a ruptura de apenas um folículo com liberação do óvulo a cada período de 28 dias . Assim podemos dizer que o ovários se revezam mensalmente no trabalho da ovulação . Logo , cada ovário ovula aproximadamente de dois meses.

Leia Mais

Mais Assuntos

Mostrar mais