[TEXTO DO DIA]→ Você pode perceber que , desde a Antiguidade , uma gama profusamente variada de concepções sobre a origem , estrutura e organização da realidade foi formulada por profetas , sábios , filósofos e cientistas de todas as partes , constituindo distintas visões de mundo. E a visão que as pessoas têm da realidade influi no que elas pensam , sentem e fazem. Trabalharemos agora essas distintas cosmovisões empregando o ponto de vista ontológico, especialmente em relação às teorias filosóficas da realidade. Você poderá observar que , de modo geral, em cada uma delas há um aspecto ou princípio do real mais enfatizado que outro. Os aspectos mais considerados e problematizados são habitualmente matéria (ou algum princípio matéria) e espírito (ou algum princípio imaterial). Por isso , boa parte das concepções sobre o real costuma ser enquadrada em uma destas duas categorias :
¤ materialista ou fisicalista - doutrina que concebe , implícita ou explicitamente , a matéria (ou algum princípio físico , como átomo ou energia) como realidade primeira e fundamental de tudo o que existe , sendo possível , a partir dela , explicar fenômenos naturais e mentais , até mesmo sociais. O materialismo moderno serve-se com frequência do mecanicismo, isto é , da noção de que os fenômenos se explicam por um conjunto de causas mecânicas , que envolvem forças e movimentos. Existem vários tipos de materialismo ,
¤ idealista - toda doutrina que concebe , implícita ou explicitamente , o pensamento , a ideia ou algum princípio imaterial como realidade primeira e fundamental de tudo o que existe , ou como realidade independente e distinta da matéria , mas tendo precedência sobre esta. Essa concepção também pode ser qualificada como espiritualista ou imaterialista, conforme o caso. Há vários tipos de idealismo.