[TEXTO DO DIA]→ A leitura do texto "A Esperança Como Dever" nos mostrou que , após a delimitação do tema , o segundo passo no processo dissertativo consiste em assumir uma opinião , um ponto de vista sobre esse tema. Não importa qual seja : o importante é definir um posicionamento diante do assunto. Esta é uma experiência de liberdade : todos os pontos de vista têm o mesmo valor. Mais importante que a posição tomada é a consistência de sua argumentação. Nesse sentido , o fundamental é assumir claramente um posicionamento. Assim, de um modo geral , diante de uma proposta de dissertação , dispõe-se de três possibilidades de pontos de vista :
¤Concordância : Quando concordamos com a proposta.
¤Discordância : Quando pensamos de modo diferente do exposto na proposta.
¤ Concordância (e/ou discordância) parcial : quando concordamos com algum aspecto da proposta e discordamos de outro.
Um método muito funcional tanto para delimitar o tema quanto para verificar a posição que se vai assumir diante dele é transformar a proposta em pergunta e , em seguida , procurar a resposta que revele com precisão o ponto de vista adotado. Por exemplo , analisando esta proposta clássica de dissertação - Nenhum homem é uma ilha- , vamos primeiramente transformá-la em uma indagação. Assim: Um Homem Pode Ser Uma Ilha?
A resposta poderia ser sim ; o individualismo é o comportamento resultante da globalização : enquanto as grandes corporações se organizam garantindo para si tanto os mais baratos meios de produção do planeta como também a extinção das tão "incômodas" associações de trabalhadores , cabe aos indivíduos a resistência à essa mobilização. A resposta também poderia ser não ; nenhum homem vive senão em grupo. O ser social só sobrevive graças à divide do trabalho etc. Finalmente , poder-se-ia pensar que , por um lado, sim , o homem pode viver isolado , mas , por outro , não, por várias razões. Desse modo , conseguimos começar a delimitar o tema e a desenvolver nossas ideias mais clara e coerentemente , porque firmamos nossa posição a respeito do assunto.