Leia Mais

➤ Anglicanismo

ReyesValenciennes [Primeira Parte Da Postagem]→      "O monarca temia que , com sua morte , a Inglaterra passasse a ser dependente do poderoso império espanhol . A recusa do papa em dar o divórcio provocou a separação das Igrejas Romanas e Inglesa, que ficou com as terras do Vaticano na Inglaterra e não pagou mais os dízimos obrigatórios. A partir dela surgiram novas Igrejas protestantes : huguenotes (França), Reformista (Holanda) , Presbiteranos (Escócia) e Puritanos (Inglaterra). Essas Igrejas aboliram a obrigatoriedade do latim nos ofícios religiosos, desconsideraram a autoridade papal , adotaram como válidos apenas dois sacramentos : o batismo e a eucaristia , acabaram com o celibato para os sacerdotes e permitiram a livre interpretação da Bíblia , aumentando a participação dos fiéis no culto (reuniões de oração e leitura)". 


[TEXTO DO DIA]→       A Inglaterra , sob o reinado de Henrique VIII , conheceu uma nova religião: o anglicanismo , que reconhecia o rei como chefe supremo da Igreja e do Estado. O rompimento com o Vaticano deveu-se principalmente a fatores políticos: Henrique VIII desejava a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão , irmã do rei espanhol . Catarina havia havia se tornado estéril, sem ter deixado herdeiros masculinos para garantir a sucessão real. O monarca temia que , com sua morte , a Inglaterra passasse a ser dependente do poderoso império espanhol . A recusa do papa em dar o divórcio provocou a separação das Igrejas Romanas e Inglesa, que ficou com as terras do Vaticano na Inglaterra e não pagou mais os dízimos obrigatórios. A partir dela surgiram novas Igrejas protestantes : huguenotes (França), Reformista (Holanda) , Presbiteranos (Escócia) e Puritanos (Inglaterra). Essas Igrejas aboliram a obrigatoriedade do latim nos ofícios religiosos, desconsideraram a autoridade papal , adotaram como válidos apenas dois sacramentos : o batismo e a eucaristia , acabaram com o celibato para os sacerdotes e permitiram a livre interpretação da Bíblia , aumentando a participação dos fiéis no culto (reuniões de oração e leitura). Criaram uma religião mais individual , em que os santos e os padres passaram a ser dispensáveis. Os movimentos protestantes diminuíram consideravelmente a influência da Igreja Romana em vários países e provocaram a perda de suas terras nesses domínios. A expansão rápida do protestantismo e a pressão dos católicos para a moralização de sua religião fizeram surgir uma reação para afirmar o credo católico. Esse movimento foi liderado pela ordem dos Capuchinhos, que viviam na austeridade tradicional , e pelo cardeal Ximenes, da Universidade de Salamanca. Mas a Igreja só conseguiu reafirmar-se definitivamente após a promulgação das resoluções do Concílio de Trento (Reunido entre 1545 e 1563 na cidade de Trento , na Itália), que estabeleceu:

-Rejeição ao Protestantismo.

-Manutenção dos sete sacramentos.

-Obrigatoriedade do uso do latim na missa.

-Manutenção do celibato para sacerdotes.

-Fim da venda de indulgências.

-Restauração dos tribunais da Santa Inquisição para julgamento de atos e ideias contrárias ao pensamento católico.

-Reafirmação da doutrina de Boas Obras : o homem se salva pela fé e pela caridade que pratica.

-Criação da Congregação do Index, que censurava livros e espetáculos (determinando o que não devia ser lido ou visto pelos católicos).

-Criação da Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola . Tinha por lema "lutar por Deus e pela Cruz". Os jesuítas, formados dentro de rígida disciplina moral, atuaram decisivamente , combatendo o avanço do protestantismo. Através do ensino e pregação , destacaram-se também na evangelização das civilizações recém-descobertas no continente americano. A reabilitação moral da Igreja deteve o avanço do protestantismo , mas não impediu a divisão de doutrinas. A partir da Reforma, o mundo não estava mais submetido à supremacia da Igreja Romana.

Leia Mais

Mais Assuntos

Mostrar mais