Reyes Valenciennes (2018) |
[Texto do Dia]→Em 1912, o cientista alemão Alfred Wegener elaborou a teoria da deriva dos continentes. Observando a semelhança entre entre os contornos dos litorais da América , Europa e África, e também de suas rochas, Wegener propôs que, há cerca de 200 milhões de anos, os continentes estariam todos unidos , formando um único bloco, chamado Pangéia, que teria começado a se fragmentar com o aparecimento de fendas ou fraturas. Aos poucos , os fragmentos teriam se afastado uns dos outros. Essa teoria foi contestada pela maioria dos geólogos da época. Um dos poucos que a apoiaram , o inglês Arthur Holmes , elaborou , em 1928 , a hipótese da expansão dos fundos oceânicos , baseando-se nos movimentos de convecção do magma na astenosfera , camada situada logo abaixo da Crosta. Para Holmes, o movimento circulatório do magma empurraria os continentes. Em 1967, Janson Morgan confirmou a hipótese de Holmes: os fundos oceânicos estão deslocando-se a partir das dorsais , que são cordilheiras situadas na porção central dos oceanos (meso-oceânicas). Constatou-se também que as idades das rochas dos fundos oceânicos aumentam à medida que se distanciam das dorsais , ou seja, quanto mais próximas dos continentes , mais antigas são as rochas. A partir dessas constatações, chegou-se à conclusão de que o envoltório da Terra (Crosta) é descontínuo e fragmentado em vários blocos, os quais são formados por partes continentais e oceânicas (o fundo ou assoalho dos oceanos). Cada bloco corresponde a uma placa tectônica , que se desloca pelos movimentos de convecção do magma. A teoria da deriva dos continentes foi substituída pela teoria da tectônica de placas. Ao mesmo tempo em que há o processo de afastamento (expansão) entre placas tectônicas , como , por exemplo, nas cordilheiras meso-oceânicas , também chamadas zonas de divergência de placas, verifica-se também o processo de fricção entre essas placas , pelo qual elas são pressionadas umas contra as outras - são as chamadas zonas de convergência de placas. Nas zonas de convergência, o contato entre as placas pode ser de dois tipos:
¤Subducção- As placas movem-se uma em direção a outra e a placa oceânica(mais densa) "mergulha" sob a continental (menos densa) . A placa oceânica entre em estado de fusão no manto.
¤Obducção ou Colisão- choque entre duas placas na porção continental. Acontece em virtude da grande espessura dos trechos nos quais estão colidindo. É o que ocorre entre a placa Indo-Australiana e a Euro-Asiática Ocidental.